Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Em defesa da Gramática

Em um de nossos encontros referentes ao TP2, houve uma saudável discussão a respeito da gramática normativa. Nesse encontro, eu levei a revista "Língua Portuguesa-conhecimento prático" da editora escala educacional, www.escalaeducacional.com.br, na página 18 da edição nº20, há um artigo intitulado: "Em defesa da gramática - o ensino da língua é essencial para que a escola condicione os alunos a formar raciocínios complexos" por Leo Ricino. O artigo explora os conceitos de Sociolinguística, dicotomia linguística e aculturação, não se trata da "defesa" pura e simplesmente de regras gramaticais e e sim de colocações a respeito da pertinência ou não de conceitos linguísticos. Excelente!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Luta Continua!


27/10 - Variantes Linguísticas
Retomamos o assunto trabalhado no encontro anterior. Para ilustrar a abordagem lemos um trecho de "Vidas Secas" de Graciliano Ramos.
Em seguida, continuamos a explorar a Unidade 2 e, aproveitando que o texto lido é literário, exploramos a seção 2 e fizemos as atividades sugeridas no TP1.
O próximo assunto analisado foi "Intertextualidade", na realidade foi uma (re)visão, pois já haviamos explorado bastante esse assunto. Lemos o texto da página 138 e analisamos algumas (re)leituras feitas por Maurício de Sousa.
Analisamos a proposta do TP página 150 que ficou como "dever de casa".
Por fim, nos reunimos em círculo para momentos de relatos.
Sugestão de Leitura:
A bela borboleta de Ziraldo. Ziraldo combina as personagens de histórias infantis com uma intrigante história. As crianças vão adorar!
03/11 A gramática e seus vários sentidos.
Esse encontro deu o que falar. Há um grupo de professores que defendem o uso da gramática normativa relacionada ou não a leitura de textos. Por isso, promovemos um debate quanto a essa questão.
Exploramos a Unidade 5 - do TP2 - lemos o texto "Osarta" e fizemos as atividades propostas, o grupo gostou muito das questões, foi um momento muito prazeroso.
Em seguida, fizemos atividades da unidade 6 - a frase e sua organização.
Usamos o texto "Cuitelinho" para que os cursistas elaborassem questões envolvendo a gramática internalizada e a gramática normativa.
Uma cursista trouxe duas redações produzidas por alunos do 6° ano. Lemos e analisamos essas redações para avaliarmos a trama linguística elaborada pelos alunos. Percebemos que mesmo não tendo conhecimento da classificação das orações coordenadas e subordinadas, esses alunos usavam os conectivos para encadear suas ideias.
O próximo passo foi analisarmos as propostas das seções 2 e 3.
Reservamos um espaço para os relatos.
10/11- Arte e Cotidiano
Iniciamos as atividades assistindo a um power point que mostra o museu do Louvre. Observamos e analisamos as obras que aparecem nos slides.
Fizemos o "avançando na prática" da unidade 6. Foi um momento muito divertido.
Em seguida os cursistas elaboraram um plano de aula que envolveu esse conteúdo.
Explorados as atividades propostas na Unidade 7.
Interrompemos as atividades para dedicarmos o restante da tarde a análise dos projetos que foram lidos pelas cursistas.
17/11
Assistimos ao filme: "O Carteiro e o poeta" e fizemos algumas considerações a respeito das funções da arte.
Em seguida, fizemos a atividade 3 da seção 1.
Fizemos o avançando na prática sugerido na 87 com a música "Fantasia" de Chico Buarque.
Reservamos um tempo para relatos e para detalhes dos Projetos.
24/11
Foi praticamente nosso último encontro, logo fizemos a oficina proposta no tp2 - página 152.
o restante do tempo foi reservado para apresentação das avaliações individuais dos cursistas.
Ainda nos encontraremos para o encerramento do Curso que será dia 09/12. Até lá, nos encontraremos para entrega de trabalhos e finalização dos projetos.

Seguidores