Powered By Blogger

terça-feira, 30 de junho de 2009

Oficina TP4 - Releitura

Carmem de Bizet
O Vermelho

O vermelho daquela roupa me deixou enlouquecido e tentando uma nova aventura incontrolável. E foi o que fiz. Naquela tarde, depois da troca de algumas palavras apenas para “quebrar o gelo”, partimos logo para os finalmentes, nada de entretanto ou talvez.
Não. Fomos logo para um motel transformar em suor e abraços aquele desejo incontrolável.
Mas paguei muito caro aquela aventura, pois além de ter aqueles gastos extras naquela tarde de quinta, a verdadeira pessoa que me amava estava lá em casa, me esperando de braços abertos. Mas ao descobrir o que fiz naquela tarde, desesperou-se e tentou matar-me sem querer perdão. 30/06/09


Wandercy

Esse é apenas um dos textos produzidos na oficina de hoje. Fizemos uma oficina com chapéus, em breve, detalharei como funcionou na íntegra.

domingo, 21 de junho de 2009

Oficina feita pelos cursistas

Cursista do Gestar II em ação - Itaboraí

Estamos com as mãos na "massa":

O Alienista em Cordel


Imperdível, pessoal! Machado de Assis em Cordel.

Orelha do Livro :

Ao lançar aos estudiosos, estudantes e leitores em geral, O Alienista, na forma popular e aprazível do cordel, o poeta, romancista e economista Medeiros Braga, nos mostra um verdadeiro apreço e sintonia com a perspicácia Machadiana. Apresenta ainda uma breve, porém belíssima, biografia de Machado de Assis também em cordel. O pensamento de Machado de Assis, neste ano do centenário de sua morte, está no eixo das grandes discussões cotidianas. Pode-se encontrar, nas páginas dos seus trabalhos literários, tanto uma sabedoria para a autogestão da vida quotidiana, quanto uma crítica profunda aos modelos atuais em quase todos os matizes do pensamento humano. Não é a toa que Machado é classificado no exterior como um dos 100 maiores romanistas e contistas de todos os tempos. Tristão de Ataíde disse que “Machado iniciou em nossas letras a análise profunda da alma humana e com isso lhes deu um sentido universal que lhes faltava.” . E o conto O Alienista é um bom marco inicial para começarmos a entende o mestre da literatura brasileira. É um caminho curto, seguro e encantador para nos tornarmos bons leitores, onde há espaço para busca intelectual de auto-reconhecimento. . Provando que este novo “Cordel” é também “uma torrente que deságua na alma do povo”, Medeiros Braga, que não pratica a arte pela arte, não fugiu dos seus fins ideológicos. Procurou mostrar aquilo que o “Bruxo do Cosme Velho” quis fazer e não foi percebido: a sua crítica ao comportamento aos donos da verdade absoluta, arrogantes, prepotentes, demagogos, egoístas, enfim, aqueles que só pensam em levar vantagem em tudo. Segundo Medeiros, é essa a postura dúbia do ser humano que, infelizmente, é alienado pelo sistema econômico. Estamos certamente diante de mais um trabalho voltado à conscientização do povo. O conto O Alienista é um bom marco inicial para começarmos a entende o mestre da literatura brasileira. É um caminho curto, seguro e encantador para tornarmos bons leitores. Estava certo Carlos Drummond de Andrade: “Continuamos procurando nos livros e na vida alguma coisa difícil de encontrar, mas boa de procurar”. Boa leitura! Heriberto Coelho de Almeida Diretor de O Sebo Cultural

domingo, 14 de junho de 2009

A Saga de Stephenie Meyer é muito interessante! Já lí os três primeiros livros: Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse, estou aguardando pelo próximo volume "Amanhecer".Imperdível!
Sinopse do livro Crepúsculo

NUNCA PENSEI MUITO EM como morreria – embora nos últimos meses tivesse motivos suficientes para isso -, mas, mesmo que tivesse pensado, não teria imaginado que seria assim. (…) Sem dúvida era uma boa forma de morrer, no lugar de outra pessoa, de alguém que eu amava. Nobre, até. Isso devia contar para alguma coisa.”Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks – último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen.Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella – o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo “amor proibido”, alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela.O que Bella não percebe é que quanto mais se aproxima dele, maior é o perigo para si e para os que a cercam. E pode ser tarde demais para voltar atrás…Combinando sensualidade e mistério, romance e fantasia, Stephenie Meyer produz uma trama de extraordinário suspense neste primeiro volume da série que marcou sua estréia literária. Tremendamente sedutor, Crepúsculo mantém seus leitores ligados até a última página.

Encontros maio/junho

Olá, pessoal, nós aqui do Gestar em Itaboraí estamos em plena "gestação", temos aprendido e (re)aprendido bastante:

26/05

13:00 - apresentação do texto Karolina com K (narrativa poética, canção, registro da linguagem oral e exemplo de discurso direto)
14:00 - apresentação do texto: Mulher nova bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor.(cordel, narrativa, intertextualidade) Fizemos a proposta do AA.
15:00 - exploramos o dicionário de sonhos - Cordel
15:30 - apreciamos outra narrativa de cordel: coco verde e melancia.
15:00 - Oficina: produção de cordel
16:00 - Leitura dos textos
16:30 - audição da música "espatódia" - Nando Reis (descrição)
17:00 - atividade com dominó(as peças são feitas com provérbios)

02/06

13:00 - apresentação de placas de trânsito - tipo de texto injuntivo
13:30 - apresentação de um esquema para confeccionar uma câmera.
14:00 - retextualização: injuntivo para o poético
15:00 - apresentação dos trabalhos
15:30 - apresentação de poema de Léo Cunha- comentários
15:45 - leitura do horóscopo de Vinícius de Moraes.
16:00 - Oficina: TP3


09/06

13:00 - apresentação de várias propagandas no data show;
13:30 - oficina:Criação de um slogan para o gestar II
14:30 - audição da música: meu guri de Chico Buarque
15:00 - leitura do TP4 - letramento
15:45 - atividades do tp4 - pgs: 29,30 e 33
16:00 - ampliando as referências em grupo. (tp4)
16:30 - comentários a respeito das questões feitas pelos grupos.

Slogans criados pelos grupos:

"Gestar bem é aprender mais!"

"Venha ser um G-Star e aprender a praticar."

(Darlene, Marcia Rosa, Fernanda, Vanesca, Margareth e Andréa)

Textos produzidos pelos grupos:

Pare
Olhe
escute
pense
Cuidado!
Não siga
Sem antes olhar para o lado
Não deixe sua vida passar
O sinal não está fechado para amar.

Texto:

Pare
Olhe
Escute
o trem da vida está passando!


Texto: Cordel

atenção, caros colegas
amigos, muito mais irmãos
estou vindo de Manilha
que mais parece um sertão

peguei uma van lotada
que veio na contramão
tinha policiais na estrada
para minha decepção

subi o morro correndo
quase morrendo do coração
fui ao cartório e na SEME
resolver uma situação

consegui chegar no curso
depois de tanta confusão
com os braços sujos de tinta
mais feliz: resolvi a questão
chego aqui no Gestar II
fui recebida com emoção
as colegas falando de cordel
veio em mim inspiração

de imaginar Itaboraí
como se fosse um sertão
aqui só tem gente boa
gente humilde e de bom coração

Seguidores